segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Como reciclar papel

A reciclagem envolve uma cadeia que começa na separação dos resíduos sólidos pelos cidadãos, passando pela coleta, triagem e preparação do material recolhido que, em seguida, é encaminhado à indústria para que seja transformado em nova matéria-prima.

História da reciclagem

A indústria do papel tem origem na reciclagem. O material começou a ser produzido no mundo a partir da reutilização de trapos, sendo convertido em polpa para gerar outros produtos.
No Brasil, não foi diferente: a reciclagem começou simultaneamente ao início da fabricação do papel, há mais de 100 anos. Além de usar o papel descartado após o consumo, as indústrias importavam celulose para abastecer suas unidades.
A partir da década de 1970, o desenvolvimento das florestas plantadas para fins industriais impulsionou o crescimento do setor, o que estimulou o consumo e, consequentemente, a disponibilidade de papéis recicláveis.
O avanço da reciclagem como fonte acessível de matéria-prima limpa está diretamente ligado às questões econômicas. Nas últimas décadas, a atividade ganhou força também por conta dos desafios socioambientais dentro do conceito de sustentabilidade.
Ao longo das décadas, os sistemas de reciclagem de papel e suas aplicações em novos produtos evoluíram. Além do aumento do papel reciclado para imprimir e escrever, o desenvolvimento da produção de embalagens, com base em tecnologias avançadas que diversificam seus usos para atender os padrões de consumo, contribuiu nesse processo.