quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Dicas para economizar

Clique na imagem para visualizar melhor

Água, em alguns lugares ela não existe mais...

Será que você consegue passar um único dia sem consumir uma gota de água? Não precisa pensar muito: a resposta é não. Para isso, você precisaria deixar de ingerir qualquer alimento, sólido ou líquido. Todos, sem exceção, precisam dela no processo de produção. Desde as plantas que geram as frutas, até os processos industriais que fazem os livros que você lê. A água está escondida em tudo que usamos, mesmo que a gente não perceba. Por isso, estudiosos criaram o termo “água virtual” para falar desse líquido que consumimos sem enxergar. Mas se você nunca pensou na importância da água...
Saiba que ela se torna cada vez mais um bem escasso. É disputada como tesouro e pode se tornar motivo de violência e guerra, segundo a ONU.  A estimativa é que 2,2 bilhões de habitantes, quase um terço da humanidade, sofra com a falta de água potável. Em 20 anos, serão 3,9 bilhões com sede.
Dois sudaneses bebem água do pântanos com tubos plásticos, especialmente concebidos para este fim, com filtro para filtrar as larvas flutuantes responsáveis pela enfermidade da lombriga de Guiné.
O programa distribuiu milhões de tubos e já conseguiu reduzir em 70% esta enfermidade debilitante.

O relatório da ONU indica 46 países que correm o risco da falta de água terminar em briga. Principalmente entre as nações que compartilham o uso de rios e lagos. Em alguns casos, as fontes são disputadas litro a litro, como no Oriente Médio. Por lá, a água é estopim de guerra desde a Antiguidade. 

O Egito importa mais da metade de seus alimentos pois não tem a água necessária para sua produção local.
E o Mar de Aral, entre o Uzbequistão e o Cazaquistão, continua sendo um dos exemplos mais visíveis em que desvios enormes de água para a agricultura causaram escassez, segundo o relatório, além de uma catástrofe ambiental.
A produção de leite, carne, açúcar, óleos e vegetais exige mais água que a produção de cereais além de um gerenciamento diferente dos recursos hídricos.

O total de água usada na produção agrícola a cada ano pode subir dos 7,2 mil quilômetros cúbicos para 13,5 mil quilômetros cúbicos até 2050.


Mas você deve estar se perguntando o porquê desses conflitos, se dois terços da Terra são cobertos por água.

A resposta é simples: a quantidade disponível para o consumo não é suficiente. Acompanhe: 97,5% desse volume que cobre o planeta são de água salgada. Dos 2,5% da água que é doce, quase dois terços estão congelados nas calotas polares. O que está pronto para o consumo fica nos rios e lagos, ou seja, somente 0,4% de toda a água do planeta.
Uma das consequências da falta de água é o aumento das doenças e a poluição dos mananciais (as nascentes de águas) – a maior causa de mortes no mundo. Quase 10 milhões de crianças morrem graças à diarreia e outros males devido à água contaminada. A urbanização também agrava o quadro. Por isso, a ONU definiu que 2008 seria o Ano Internacional do Saneamento Básico. Hoje, uma em cada cinco pessoas não tem acesso a água e esgoto tratados.




A água em alguns lugares não existe mais. Pense nisso antes de desperdiçar......
Aldeões na ilha de Coronilla, Quénia, cavam poços profundos em busca do precioso líquido, a apenas 300 metros do mar. A água é salobra.



Por aqui, no Brasil somos privilegiados quando o assunto é água. Temos 12% da água doce de superfície do mundo. Mas, apesar do rio de maior volume do mundo ser nosso, sem falar na quantidade de chuva que cai em terras brasileiras, a distribuição desse recurso é bastante desigual. Para você ter ideia, 70% da reserva brasileira está na Região Norte, onde temos 10% da população.  
Tem que haver a mudança do padrão de consumo. Se você toma banho e não desliga a água quando vai se ensaboar, você tem que fazer isso. Por que você consome muito mais água do que o necessário. Existe uma série de coisas que você pode fazer para diminuir o consumo e fazer de uma forma mais consciente 


Quando você tem problema de falta de água na sua casa você sente, quando falta luz você sente. Nos países da Europa o conceito de meio ambiente é muito grande porque é necessário. Lá não tem água disponível como a gente tem. Ela custa muito caro. A consciência é em função da necessidade.






Portanto, valorize a água, em alguns lugares ela não existe mais.....






terça-feira, 23 de agosto de 2011

Por que LogísticaReversa.MeioAmbiente?

      Logística reversa tem como objetivo planejar, implementar e controlar de um modo eficiente e eficaz:
      - O retorno ou a recuperação de produtos
      - A redução do consumo de matérias-primas
      - A reciclagem, a substituição e a reutilização de materiais
      - A deposição de resíduos
      - A reparação e re fabricação de produtos
      O título do blog foi pensado em termos de reciclagem, que tem tudo a ver com o meio ambiente.
      Usualmente pensamos em logística como o gerenciamento do fluxo de materiais do seu ponto de aquisição até o seu ponto de consumo. No entanto, existe também um fluxo logístico reverso, do ponto de consumo até o ponto de origem, que precisa ser gerenciado. Este fluxo logístico reverso é comum para uma boa parte das empresas. Por exemplo, fabricantes de bebidas têm que gerenciar todo o retorno de embalagens (garrafas) dos pontos de venda até seus centros de distribuição. As siderúrgicas usam como insumo de produção em grande parte a sucata gerada por seus clientes e para isso usam centros coletores de carga. A indústria de latas de alumínio é notável no seu grande aproveitamento de matéria prima reciclada, tendo desenvolvido meios inovadores na coleta de latas descartadas.
      Existem ainda outros setores da indústria onde o processo de gerenciamento da logística reversa é mais recente como na indústria de eletrônicos, varejo e automobilística. Estes setores também têm que lidar com o fluxo de retorno de embalagens, de devoluções de clientes ou do reaproveitamento de materiais para produção.
      Este não é nenhum fenômeno novo e exemplos como o do uso de sucata na produção e reciclagem de vidro tem sido praticados há bastante tempo. Por outro lado, tem-se observado que o escopo e a escala das atividades de reciclagem e reaproveitamento de produtos e embalagens tem aumentado consideravelmente nos últimos ano.
      “Se você tem metas para um ano. Plante arroz Se você tem metas para 10 anos. Plante uma arvore Se você tem metas para 100 anos então eduque uma criança Se você tem metas para 1000 anos, então preserve o meio Ambiente.” (Confûcio)

sábado, 20 de agosto de 2011

Terra, planeta água




Planeta água - Guilherme Arantes
Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...

Águas escuras dos rios
Que levam
A fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população...

Águas que caem das pedras
No véu das cascatas
Ronco de trovão
E depois dormem tranqüilas
No leito dos lagos
No leito dos lagos...

Água dos igarapés
Onde Iara, a mãe d'água
É misteriosa canção
Água que o sol evapora
Pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão...

Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris
Sobre a plantação
Gotas de água da chuva
Tão tristes, são lágrimas
Na inundação...

Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra...

Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água...

Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...

Águas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população...

Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra...

Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água...(2x)

Essa letra retrata com profundidade a importância da água no planeta, um bem inestimável que devemos usar sem desperdícios. "Sabendo usar não vai faltar".